-->

12.2.12

Cuidados para pele adolescente


Todo mundo sabe que a época da adolescência é também a da acne. Isso ocorre principalmente em função do desequilíbrio hormonal comum nessa faixa etária. Mas os hormônios não são os únicos culpados: maus hábitos de higiene, alimentação inadequada com muito açúcar e falta de sono contribuem para piorar o aspecto da pele nessa fase da vida. Pra completar a rebeldia adolescente tende a ser pouco seguidora de tratamentos complicados, então vamos tentar simplificar o máximo.
Limpeza:


 
É importante usar um sabonete adequado para a face, de preferência líquido ou em espuma, que são mais fáceis de serem enxaguádos e irritam menos a pele. É importante lavar o rosto todos os dias, de manhã e a noite (uma das vezes pode ser na hora do banho). Evite esfregar muito e também água muito quente, o que pode causar aumento da oleosidade por efeito rebote. Para saber mais sobre como lavar corretamente o rosto clique aqui.
Hidratação e Proteção ao Sol:
A pele adolescente costuma ser hidratada na maioria dos casos, não sendo necessário um hidratante específico, que se for mal escolhido ainda pode aumentar a oleosidade da pele e obstruir os poros. Se for hidratar procure produtos específicos para quem tem a pele oleosa ou com acne (os da linha clean&clear da Jonhson e os da Neutrogena são uma boa pedida). Uma opção ao hidratante normal é usar um filtro solar com hidratante, que já simplifica e resolve os dois problemas. Mas sempre procure os que tenham marcado no rótulo oil free e não comedogênicos. A proteção ao Sol aliás é fundamental na adolescência, já que nessa época da vida fica-se mais ao ar livre. Leve um protetor solar na bolsa e reaplique principalmente antes da hora do intervalo ou da educação física. Sua pele agradecerá hoje e principalmente no futuro!
Alimentação:
Procure colocar na sua dieta frutas e vegetais que possuem minerais e vitaminas importantes para a pele, como as vitaminas A, D, E. É importante evitar o excesso de doces e açúcar branco, a glicemia alta no sangue estimula a produção de testosterona e com isso já viu né…mais oleosidade e mais espinhas. Para mais dicas de alimentos interessantes para quem tem a pele oleosa, é só clicar aqui.
Sono:
Já foi provado cientificamente, não é mito: falta de sono prejudica a beleza da pele. Procure sempre que poss[ivel dormir em horários regulares por pelo menos 8 horas. A adolesncência é o período de maior crescimento e o hormônio de crescimento atua mais durante o sono, é por isso que os adolescentes precisam dormir mais e melhor do que os adultos. Nesse post aqui tem bastante coisa sobre a importância do sono e como ter uma noite de beleza.
Medicamentos
Muitas vezes apenas bons cuidados, apesar de serem fundamentais e ajudarem, não resolvem totalmente problemas mais graves de acne e rosácea. Nessa hora é fundamental consultar um dermatologista (ou mesmo um ginecologista ou pediatra que poderá avaliar se há ou não a necessidade de um tratamento com especialista). Não use remédios sem prescrição médica já que eles podem além de não ajudar ainda piorar o problema da pele ou trazer outros. Mesmo as pilulas anticoncepcionais que muita gente usa para melhorar a pele pode trazer riscos (especialmente para adolescentes fumantes) e não são todas iguais. O tratamento para a pele da sua amiga pode não ser o mais indicado para você, cuidado com isso também !
Aqui no blog tem muitas dicas para quem sofre com a pele oleosa e espinhas, e apesar de ser tudo pesquisado e baseado no conhecimento médico atual, ele não substitui uma avaliação individual feita pelo se médico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!!

Postar um Comentário:

NÃO faça comentários ofensivos;
Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;
Obrigatório colocar o nome;
Se preferir, fale conosco pela página de CONTATO.
Obrigada!